quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O que é um Pedagogo e qual a sua função na escola


Primeiro vamos definir Pedagogia 



        Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. 
       A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
        O pedagogo é o profissional formado para atuar na área pedagógica. Porém, todos aqueles que atuam no processo educativos (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogia.
      O pedagogo, profissional especialista em educação, compõe o quadro de pessoal nas instituições de ensino.   Esse profissional não condiz as crianças, mas sim para pessoal para uma transformação  de comportamento em direção à formação de uma personalidade humana mais equilibrada.  O Pedagogo é aquele que ensina, que sabe utilizar a pedagogia, que utiliza a criatividade e competência para a resolução dos problemas cotidiano, é o profissional capaz de propagar seus conhecimentos no âmbito Educacional.

                            Celma Lopes

Nenhum comentário:

Algumas atividades de Arteterapia que o professor pode desenvolver com a sua turma nas séries iniciais

            A Arteterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza a expressão artística como forma de promover o autoconhecimento, a criativ...