quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Sugestão para a Páscoa

              Sugestões de atividades e lembrancinhas para páscoa Máscara...
Para pintar...
Sugestões de lembrancinhas...
Coelhinhos de toalha...








Arte - O nome diz tudo...

            




"A distância que você percorre na vida depende do seu carinho com os jovens, da sua delicadeza com os idosos, da sua compreensão com os que se esforçam e da sua tolerância com os fracos e os fortes."Washington Carver



 O processos de Arte, estabelecem uma espetacular relação entre a imaginação e a inspiração. Acarretam ao indivíduo compreensão e conhecimento de suas emoções, favorecem a aprendizagem das técnicas e as suas próprias potencialidades.
O fazer arte em grupo oportuniza a convivencia grupal, fortalece a interação social e produz conhecimento próprio. Estabelece relações afetivas e solidárias.
Buscamos na arte não só entretenimento ou renda; mais que isto, buscamos a descoberta da criatividade e do encorajamento - contribuindo assim para um individuo autônomo.

Celma Lopes

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 
     
               



             Hoje meu relato é sobre a importância de contar, oralmente, História Infantis para as crianças e o quanto os Contos podem influenciar na formação infantil.
               A história, além de entreter, causa admiração, desejos, além de mexer com o imaginário infantil. Quem nunca sonhou em ser a Cinderela a espera de um Principe Encantado? Ter os poderes do Peter Pan, sendo sempre criança e vivendo na Terra do Nunca? Não falar mentiras para que o nariz não crescesse igual ao do Pinóquio?
Após a separação dos meus pais, eu e minha irmã fomos criadas pela nossa avó materna.       
               Eu tinha 4 anos e minha irmã 3 anos e todas as noites chorávamos por causa da ausência de nossos pais. Como estratégia para que não sentíssemos saudades, todas as noites vovó se deitava entre eu e minha irmã, abria um enorme livro, fino porém com grandes ilustrações e contava uma história até adormercermos.
              Naquela época, na casa da vovó, havia uma coleção com dez livros: Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, a Bela Adormecida, O gato de Botas, Branca de Neve e os Sete Anões, Rapunzel, João e Maria, o Patinho Feio e o Soldadinho de Chumbo. Toda noite uma história diferente. Escutávamos as histórias com os ouvidos bem aguçados e os olhos bem abertos para as maravilhosas ilustrações da história contada.
Quando contou todas as histórias da coleção, passamos a escolher nossas histórias prediletas para que ela recontasse. Além da Cinderela, a minha preferida era a dos Três Porquinhos, porque eles eram irmãos, achava graça dos dois porquinhos preguiçosos fazendo suas casas de qualquer maneira e da fala do Lobo Mau antes de derrubar as casas. Gostava mesmo, quando a vovó dava muita ênfase na voz do Lobo.
                 Um dia, talvez cansada pela rotina do dia, ou talvez cansada de contar as mesmas histórias várias noites, percebi que minha avó contava de um jeito diferente. Eu interferia na história e falava: " Vó, a senhora pulou a parte em que o Lobo Mau dizia assim..."
                Neste dia, ela me olhou com muito carinho, diferente do que nos outros dias, pois eu tinha a vovó boa de todos os Contos de Fadas e disse para mim com lágrimas nos olhos: " Minha netinha ( igualzinha a vovó da Chapeuzinho Vermelho), as histórias que a vovó está contando para vocês, alguém um dia leu para mim. Vovó não sabe ler e nem escrever, mas lembro das histórias por causa dos desenhos..."
Naquele momento, eu não sabia se as lágrimas eram pelo fato dela ser analfabeta, ou pelo esforço em que ela estava fazendo para que superássemos a sensação de abandono.        Lembro que disse para que ela não chorasse, pois quando eu crescesse eu seria professora e iria ensiná-la a ler e a escrever.
Mesmo sendo analfabeta, minha avó tornava nossas noites prazerosas, dava através de cada conto, oportunidade de nos identificarmos com os personagens das Histórias, tirar lições de vida e de construção de um ser através de histórias sobre bondade, respeito, obediência, mentiras e zelo.
                Há vinte e três anos sou educadora e cumpri minha promessa. Mas assim, como nossos antepassados que contavam histórias para os mais novos, como forma de aprendizagem, tornei essa experiência de vida como prática educacional: sempre depois de terminada todas as tarefas do dia, uma história era escolhida pela turma para ser narrada por mim.
                 Apesar da contação de história oral, hoje, ter sido substituída pelas tecnologias dos VHS e DVD, a contação oral aproxima as pessoas, é uma forma criativa de estar junto a criança e estimulá-la a expressar sua percepção de mundo, do que é certo ou errado, do que é feio ou bonito ( na visão dela), do que pode e o que não se deve fazer.
                 Os Contos de Fadas da vovó eram histórias simbólicas que falavam das perdas, da fome, da morte, do medo, do abandono, da violência e mesmo não tendo a percepção pedagógica e terapeutica que tenho hoje, tenho a certeza de que meu perfil pessoal e profissional foi desencadeado através destes fatos relatados.
Celma Lopes

Algumas atividades de Arteterapia que o professor pode desenvolver com a sua turma nas séries iniciais

            A Arteterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza a expressão artística como forma de promover o autoconhecimento, a criativ...