sexta-feira, 23 de abril de 2021

Falando sobre projetos ou atividades Interdisciplinares

 

            O modo de aprender e ensinar não é o mesmo de tempos atrás. Como já cantava Lulu Santos "...Nada do que foi será, do jeito que já foi o mundo. Tudo passa, tudo sempre passará [...] Tudo que se vê não é igual aoa que a gente viu a um segundo, tudo muda o tempo todo no mundo... e assim é a Educação, em constantes movimentos e mudanças, pois os alunos de hoje não são como os do passado, com uma Educação Tradicional, onde só o professor falava e despejava conceitos.

            Cada aluno tem seu rítmo em aprender, levando em conta a vivência de cada um tem seu estilo de aprendizagem e inteligências múltiplas. Segundo Gardner (1994), a teoria das inteligências múltiplas sugere abordagens de ensino que se adaptam às ‘potencialidades’ individuais de cada aluno, assim como à modalidade pela qual cada um pode aprender melhor (citado por Schaffner & Buswell in Stainback & Stainback, 1999, p. 81). As diferentes modalidades pelos quais os discentes aprendem melhor são: - VISUAL - Vendo, olhando, observando - AUDITIVO - Ouvindo - CINESTÉSICO - Com movimentos corporais e táteis.
            Atualmente os conceitos esses que podem ser construídos por eles mesmo e mostrar que um tema não se desvincula de outras disciplinas. Isso se chama INTERDISCIPLINARIDADE. 
             Essa interdisciplinaridade pode ser trabalhada através de pojetos, integrando diferentes abordagens a um mesmo tema. Participando de uma palestra com a professoora, escritora, especialista em Educação, após explicações sobre a BNCC, cada grupo ficou resposnsável em montar um plano interdisciplinar. 
             Nós, professoras do 3º ano,escolhemos como temática: 

                               A HERANÇA AFRICANA 

 OBJETIVOS DO CONHECIMENTO: - A diversidade do continente africano. (GEOGRAFIA) - Os reinos africanos do passado.(HISTÓRIA) - comunidades afro-brasileiras (HISTÓRIA) 
 - Agricultura como fonte de renda dos quilombos (HISTÓRIA) 
 - História da boneca Abayomi ( LÍNGUA PORTUGUESA) - Confecção da boneca Abayomi ( Artes) 
 - Leitura sobre a função dos GRIOTS ( CONTAÇÃO DE HISTÓRIA) 
 - Filme do filme " kiriku e a feiticeira" (ARTES) 
 - Ervas medicinais usadas pelos negros africanos: Boldo, erva-doce, camomila, alcachofra... (CIÊNCIAS) 
 - Dança da capoeira (EDUCAÇÃO FÌSICA) 
- Comidas africanas, utilizando medidas de massa e capacidade (MATEMÁTICA) 

 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
 - Identificar os grupos sociais que formam a cidade, o município a regiões. 
 - Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, 
 - Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades significativos do local em que vivem, 
 - Identificar os modos de vidas do campo dos tradicionais quilombolas 
- Conhecer a diversidade social e cultural dos povos do continente africano; 
- Reconhecer aspectos sociais e culturais das sociedades africanas na cultura brasileira,

Nenhum comentário:

Algumas atividades de Arteterapia que o professor pode desenvolver com a sua turma nas séries iniciais

            A Arteterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza a expressão artística como forma de promover o autoconhecimento, a criativ...